sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Concurso Docente 2012 #1


Em agosto de 2011 os jornais davam conta que, dos 50 mil professores contratados que foram a concurso, iriam ficar desempregados 30 mil docentes, estimava a FENPROF – “o maior despedimento de professores de sempre! Chegado o dia D, o malfadado 31 de agosto de 2011, verificou-se, segundo dados mencionados pela FENPROF, a existência de 37 mil professores que ficaram por colocar. Saldo dramático, sobretudo para muitas famílias portuguesas… mas isso os nossos governantes nunca vêm! Passado um ano, cá estamos nós novamente no dia D – 31 de agosto de 2012. Dia em que tantos professores permanecem em frente ao computador, não a ver banalidades, mas à espero do que dita a sentença da sua vida – onde vão ser colocados, ou não! Neste ano cheio de surpresas, um tanto ou quanto indesejadas, como o ter de obrigatoriamente concorrer a 2 QZPs (para quem não conhece, estes são zonas pedagógicas, por exemplo, zona do Baixo Alentejo/Alentejo Litoral vai de Sines a Barrancos, passando por Odemira (maior concelho do país em área!), Mértola, Serpa, Vidigueira e outos mais, que para quem conhece o Alentejo sabe que as distâncias são medonhas), o aumento de alunos por turma (logo turmas maiores é igual a menos professores necessários e, logicamente, menos qualidade de ensino(mas isso ninguém diz!)), entre outras coisas lindas deste país que se diz em crise…

Ah… mas não é tudo más notícias! O Sr. Ministro Crato, diz hoje o JN, “promete quadro a 8000 professores”. Só me resta perguntar - COMO? Será que se esqueceu que o número de professores sem colocação aumentou, graças aos docentes sem turma em mobilidade interna!? E os cortes de orçamento!? Humm… algo estranho… veremos…



PS. (não gosto nada de escrever PS, faz-me lembrar o Sócrates) Até agora nenhuma lista de colocação de docentes saiu…. imagino quantas pessoas sofreram de insónia hoje à conta da indefinição das suas vidas… triste sina!

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários a considerar