quinta-feira, 18 de abril de 2013

Estilos de liderança: gestão e motivação de equipas não é para todos!

É espantoso a capacidade que algumas pessoas têm de fazer os outros sentirem-se miseráveis. Parece quase uma capacidade sobre-humana, algo que transcende as aptidões do mais comum dos mortais.

É por causa deste tipo de pessoas que resolvi escrever este post. Na verdade, anda para ai muito boa gente que chama liderança à capacidade de ser o maior estupor à face da terra. Este tipo de gente gosta de engrandecer a desmotivação e o serviência laboral, sentindo-se satisfeitos por ver os outros diminuidos.

São, na verdade, múltiplas as definições de liderança. No entanto, em todas elas existem pontos comuns. Vejamos, a liderança apenas ocorre num contexto de grupo, envolvendo um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, fundamentadas através de um processo de comunicação humana, de modo a alcançar um determinado objetivo. Assim, nas funções de um líder está patente a capacidade de influenciar pessoas, ou melhor, de criar, no grupo onde se insere, a motivação necessária para pôr em prática o objetivo a que se propõe.

Reparem, porém, na palavra influência em detrimento da palavra imposição. É muito fácil impor determinadas ações a um subordinado quando se tem poder para tal. O difícil é impor a motivação com que cada um executa essa ação. Posso mesmo afirmar que é impossível. É na capacidade de motivação que reside a essência de um verdadeiro líder. Desenganem-se aqueles que tão audazmente pensam que ser líder é provocar a serviência dos subordinados.
Inventem-se novos líderes, por favor! Sobretudo, conscientes que "o chefe dá ordens, mas o LÍDER dá o exemplo!"

Só pessoas motivadas atingem objetivos positivos!
E mais não digo...por agora!

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários a considerar