segunda-feira, 22 de outubro de 2012

15 Dicas para uma Alimentação Mais Saudável das Crianças

  1.  O modo mais saudável alimentação prevê seis refeições diárias aproximadamente: pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (opcional tendo em conta a hora de jantar e de deitar a criança).
  2. Dê tempo para seu filho comer. Apressar a refeição diminui o tempo de mastigação, essencial para a sensação de saciedade e digestão, bem como para o desenvolvimento da linguagem.
  3. Seja criativo e saudável na hora de cozinhar. Valorize a comida caseira e confeccionada com pouca gordura. Hambúrguers e pizzas são ótimos feitos em casa!
  4. Aproveite os fins de semana e brinque com o seu filho, criando oportunidades para deixar a criança gastar energia. Basta ir a um parque ou brincar às escondidas ou jogar à bola, ou andar de bicicleta por exemplo.
  5. Torne a sua casa mais saudável. Em vez de doces e chocolates, ponha.um bom cesto de frutas em cima da mesa.
  6. Opte por bolachas menos calóricas, tipo bolacha maria ou maria torrada.
  7. Regule a oferta de alimentos calóricos, como batata frita e chocolate, para dias de festa.
  8. Estimule o desenvolvimento de atividades físicas que dêem prazer ao seu filho. A prática desportiva pode ser iniciada ainda com meses de vida (por exemplo, a natação para bebés).
  9. Evite dizer sempre sim. A criança sem limites abusa nas "porcarias" que come.
  10. Não prometa sobremesa como prémio por alguma coisa bem feita. Comida não é recompensa.
  11. Não ameace com castigos a criança que não quer comer. Não quer comer não come. Retire-lhe o prato da frente e não permita que brinque com a comida.
  12. Mesa não deve ser lugar de brincadeiras. As regras à mesa são muito importantes, por isso a criança deve estar bem sentada e se possível comer com a restante família.
  13. Estimule seu filho a experimentar novos alimentos.Mesmo que não coma os legumes (por exemplo), não os deixe de colocar no prato. Um dia há-de comer ou pelo menos experimentar. 
  14.  A maneira com que os alimentos são introduzidos na criança é muito importante, este fator pode determinar se ela vai aceitar ou não os alimentos. Mesmo  que a criança recuse os alimentos, deve-se tentar outro modo de introdução e nunca desistir.
  15. Dê o exemplo. As crianças aprendem por imitação, por isso não adianta mandar a criança comer isto ou aquilo que os próprios pais não comem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários a considerar