terça-feira, 1 de outubro de 2013

Feliz (des)aniversário! (posted to 24/09/2013 o meu dia ;))

À questão: A vida é uma causa perdida? Rubem Alves, educador, pensador (e tantas coisas mais) que tanto admiro, responde assim:
"Ela é perdida no sentido em que a gente morre, mas até lá ela é um desafio, é uma aventura... e ela está cheia de coisas maravilhosas! Hugo Guimarães Rosa definiu essa coisa que se chama alegria, ele disse "Alegria, só em raros momentos de distração". É preciso ter atenção porque ela (a alegria) raramente  vem em coisas grandes."

Na verdade é nas pequenas coisas da vida que encontramos a alegria que nos conduzem a momentos de felicidade. Sim, porque também acredito que não existe felicidade plena, inabalável, eterna... Essa só é definida pelos poetas que nos encantam a vida com palavras floridas. Também eles nos dão alegria. Não existe felicidade! Existem felicidades! Felicidades vividas em tantos momentos de pequenas alegrias. Rubem Alves, em jeito de provocação, alude a que prestem atenção às pequenas felicidades, que por momentos de distração não valorizamos.  Ultimamente tenho andado menos distraída e tenho encontrado a felicidade em pequenas coisas. Levantar-me de manhã, fresca e saudável, correr 5 km e depois tomar um bom duche de água corrente. Humm... que sensação de felicidade maravilhosa! Andar na rua e ver as pessoas a conversar, mesmo que, por vezes, seja para contar as agruras da vida. Responder ao convite de um amigo para tomar café. Ler um livro antes de dormir. Ouvir aquela música, que naquele momento me apetece. Beber um gin tónico com o meu marido. Ver um filme enrolada no sofá. Comer uma pizza ao domingo à noite. Sentir o beijo de bom dia da minha filha e aquele abraço. Ui... tantas coisas!

Afinal a vida não pode ser uma causa perdida porque as coisas essenciais da vida nós encontramos em cada momento, se soubermos prestar atenção!

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários a considerar