sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A Criança e a Alimentação - problemas #1

Há dois dias atrás uma colega e amiga publicou no facebook um apelo aos pais para que dessem o pequeno almoço aos seus filhos antes de irem para a escola. Perguntam vocês: mas os pais levam os filhos para a escola sem tomar o pequeno almoço? A minha resposta mais sincera e honesta: LEVAM!!!
É incrível mas levam mesmo... podem até alegar mil e uma razões para o fazerem, sendo a que a criança não o quer tomar a mais simples de todas. Mas a verdade é que não acredito em nenhuma razão que possa ser alegada para tamanha parvidade (para não lhe chamar algo beeemmm pior!)
Quanto a mim o que acontece é o seguinte: muitas vezes as pessoas levantam-se em cima da hora para ir para o trabalho e tudo é feito à pressa, logo também o pequeno almoço é banalizado. Um criança que se levante com tempo suficiente para acordar, no real sentido da palavra, toma o pequeno almoço de certeza! Nem que seja um singelo copo de leite ou um iogurte.
 Outros há (falo dos pais, claro!) que levantam-se com pressa de ir para o café, antes de ir trabalhar...Estes, minha gente, levam os filhos para lhes darem o pequeno almoço no café - batatas fritas, gomas, bolos, coca-cola... vale tudo para matar o bicho... e o resto também! Esta gente não sabe o mal que faz aos filhos... tristemente... matam-nos aos poucos, na sua consciência inconsciente! 

Há uns anos atrás, desenvolvi uma sessão sensibilização para pais, em parceria com o Dr. João Carlos D., sobre alimentação infantil e segurança alimentar. Vou aproveitar esse know how para deixar aqui um alerta (vou chamar-lhe assim!). Como este é um tema muito extenso, vou desenvolvê-lo em várias "sagas". Aqui fica a primeira. Problemas da alimentação infantil.

Nas palavras de T. Berry Brazelton (pediatra, psiquiatra e professor de pedagogia na Universidade de Harvard, que admiro por toda a sua vida e obra em favor de boas práticas educativas) "Alimentar os filhos é uma missão sagrada para os pais." (2004)
Tendo esta afirmação como base, definimos que o objetivo de todos os pais, é alimentar bem os seus filhos! E, afinal, o que é alimentar BEM

Será que Comer Bem = Comer Muito?
 Não!!! Comer bem é comer em QUALIDADE e Não em quantidade!
Não podemos falar de problemas da alimentação infantil e não falar de Obesidade. A OBESIDADE está qualificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a EPIDEMIA DO SÉCULO XXI.

155 MILHÕES DE CRIANÇAS NO MUNDO SOFREM DE OBESIDADE OU EXCESSO DE PESO!!! Pior! As previsões indicam que este número irá duplicar até 2015, ou seja, serão 310 Milhões de crianças obesas!
Resumindo: estas crianças irão viver mais doentes e morrer mais cedo que a geração dos seus pais!
Em Portugal, 32% das crianças tem excesso de peso e 14% são obesos. Isto significa que uma em cada três crianças já está afetada pela epidemia!

Vejamos então um exemplo banal da rotina diária de uma criança portuguesa:

  • 57% das crianças portuguesas vão de carro com os pais para a escola, mesmo que a escola seja já ali ao virar da esquina.
  • 90% das crianças portuguesas consome fast-food e bebe refrigerantes pelo menos 4 vezes por semana. 
  • 2% das crianças portuguesas come fruta todos os dias.
  • Menos de 1% das crianças portuguesas bebe água diariamente.
  • Menos de 60% das crianças portuguesas como fruta fresca.
  • Apenas 40% das crianças participam em atividades extra-curriculares de promoção de atividade física.
  • Depois da escola as crianças vão para casa em passam 4 horas em frente à televisão ou em jogos de computador ou na internet. Sendo que este número modifica-se para 7 horas aos fins-de-semana. 

Meus caros, este dados não são meus! São do INS (Instituto Nacional de Saúde) e dão para assustar! Ou não?!

Consequências do sedentarismo e da obesidade nos nossos filhos (e em todos nós!):
  • Diabetes tipo2
  • Doenças cardiovasculares
  • Doenças respiratórias (como a apneia do sono)
  • Alguns tipos de cranco
  • Osteoartrose
  • Problemas Psicossociais (aqui falo das consequências emocionais da obesidade como isolamento, discriminação, bullying infantil e outras atrocidades mais)
  • Alterações da qualidade de vida
  • Esperança média de vida menor!
Temos de ter consciência que a obesidade não é um problema individual, mas SOCIAL!

O OBJETIVO É A PREVENÇÃO!
Mas este não é um objetivo apenas das escolas, onde as ementas já respeitam (ou deviam!) uma série de directrizes e os professores vivem a lançar alertas para os pais. Deve ser um objetivo ESSENCIALMENTE da família!

"Toda a gente sabe que o tabaco mata, mas é preciso que se saiba que os alimentos processados também matam, se forem consumidos com regularidade." (Carla Rego)

Assistimos à proliferação maciça da Fast-Food, que deve o seu sucesso à moda, à facilidade de acesso, aos preços baixos apresentados, à publicidade, às ofertas e promoções... sei lá... sobretudo à nossa pseuda-ignorância! 

Toda a gente sabe mas ninguém quer saber que estas refeições são ricas em gordura, ricas em açúcar, ricas em sal, com doses individuais excessivas, mas como está em promoção... Meus caros, por má qualidade nenhum preço é barato!!!

As crianças são um alvo fácil... MAS AS CRIANÇAS TÊM PAIS!!! E estes devem ser o contraponto, o elemento que equilibra "o nem sempre nem nunca"! Nem que para isso seja necessário avançar para o papel de "QUEM MANDA?".

A solução está bem à vista de todos:
CONFECIONAR ESSAS REFEIÇÕES EM CASA!

Muito fácil, com muito mais qualidade, porque somos nós que escolhemos os produtos, assegurando que não falta a sopa, a salada, água e a fruta (afinal vivemos num país de fruta e legumes excelentes!)... e, sobretudo, muuuuito mais barato! Penso que não há promoção que o valha!

É a racionalidade que nos faz ser diferentes dos animais, já que este guiam-se pelos instintos e comem tudo o que encontram à frente (se tiverem fome, é claro!). Nós, Homem, precisamos de APRENDER a comer!!! Durante toda a infância a alimentação correta desempenha um papel fundamental para o desenvolvimento global do indivíduo, sobretudo na preservação da sua saúde. Sejamos conscienciosos e vamos, a partir de agora, zelar pela boa alimentação dos nossos filhos!

BOAS PRÁTICAS!

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários a considerar