quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Remake 2012 de Gabriela... adoroooo!


Gabriela foi a primeira telenovela brasileira a ser transmita  na nossa televisão, em 1977 (ainda nem sequer eu era gente :-)!) Parece que Portugal parou para ver a sensual Sônia Braga no papel principal... pudera!!! 
Poucas pessoas ainda tinham televisão, então juntavam-se nos cafés para não perderem um capítulo. Foi assim plantado o viciozinho das telenovelas brasileiras nos portugueses e o viciozinho dos portugueses em querer fazer telenovelas também. Depois de Gabriela, os portugueses aventuraram-se nesta arte com Vila Faia (desta já me lembro!). Curiosamente, foi Carlos Cruz que trouxe Gabriela para a Radiotelevisão Portuguesa.

Gabriela é baseado no romance do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1958, e que se tornou um verdadeiro sucesso. Foi publicado em maio de 1958 e em dezembro do mesmo ano já ia na 6ª edição. Extraordinário! Conta, agora, com quase uma centena de edições, para além de vários prémios no mundo da literatura, três telenovelas e um filme (em 1983, também com Sônia Braga no papel principal).

Sim! Foram três telenovelas! As Gabrielas já foram 3!
As três Gabrielas - Janete Vollu, Sônia Braga e Juliana Paes
A primeira adaptação, para telenovela, foi feita pela já extinta TV Lupi, em 1960, e o papel de Gabriela foi representado pela Janete Vollu. Depois, em 1975, Sônia Braga representa Gabriela  na nova telenovela da Rede Globo. Ah... a Gal Costa que interpreta a música do genérico, foi convidada para interpretar a Gabriela, nesta segunda versão, mas não aceitou, alegando que não era atriz. Hoje, ninguém recusava (note-se a participação de Ivete Sangalo como Maria Machadão)! Em Portugal , então qualquer cantor acha que é cantor e vice-versa LOL! É incrível com são verdadeiros "faz tudo"!
Agora temos Gabriela novamente, interpretado pela sensualíssima Juliana Paes! 

Sónia Braga e Juliana Pais

A história remonta o início dos anos 20 e retrata o universo da sociedade cacaueira, repleto de coronéis, jagunços, prostitutas e trambiqueiros de toda a espécie, na rica, em cacau, mas pacata cidade de Ilhéus (Bahia). Só vendo... e eu estou a ver e adoro! Adoro os sotaques bahianos (para alguns deviam estar mais acentuados!). Adoro todo aquele universo de luz, cor, sensualidade, alegria, com pitadas de erotismo... humm... não vi o primeiro (aliás a segundo!) remake da telenovela (não existia! uffa!) mas este está cheio de boas interpretações... excelentes atores... excelente trabalho de Juliana Paes (Gabriela) e seu Nacib (Humberto Martins).
Gabriela com seu Nacib

Quando chega à cidade, já encanta e seduz tudo e todos!

Personagens que adoro até agora... pelas características, pelos nomes e pela excelência na interpretação:

Gabriela (Juliana Paes)

Dorotéia (Laura Cardoso)

Maria Machadão (Ivete Sangalo)

Miss Pirangi (Gero Camilo)

Nacib (Humberto Martins)

Coronel Ramiro Bastos (António Fagundes)

Tonico Bastos (Marcelo Serrado)

Zarolha (Leona Cerali)



 E tantos outros...

Nesta conjuntura triste, em que mergulha o país, nada melhor do que ver a Gabriela, descontrair e não pensar em nada. Recomendo vivamente!




Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários a considerar